O Côa Museu é uma obra monumental encaixada no topo de uma colina que celebra o encontro dos dois patrimónios mundiais da região: a Arte Pré-histórica do Vale do Côa e a Paisagem Vinhateira do Douro. Inaugurado em 2010, é a melhor porta de entrada à arte rupestre…

O verdadeiro museu de arte rupestre está no terreno, nos sítios do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Visitáveis e orientados desde 1996. É lá que a arte se encaixa e faz sentido. Intocável. Na origem. No entanto, a criação de um espaço físico que simultaneamente sintetizasse a história, envolvesse os visitantes, e ajudasse no estudo e desenvolvimento da arte paleolítica no Vale do Côa levou à construção do Museu do Côa.

Espetacularmente integrado na paisagem, convida o visitante a explorar e fotografar o exterior. Depois, é entrar no edifício. Lá dentro, somos levados numa viagem à descoberta da arte rupestre dos vales do Côa e do Douro através de originais de arte móvel, réplicas de painéis de arte rupestre e informação interativa. Há, distribuídas nas várias salas, todo um conjunto de conteúdos e peças que introduzem o tema da arte rupestre e nos motivam a querer ir para o terreno, e completar a visita. Sim, é lá que está a coleção…

 

Deixe um comentário