Furnas

Ir aos Açores, a São Miguel, sem passar pelas Furnas é não conhecer um dos pontos mais populares e turísticos de sempre da ilha, e isso, isso não podia acontecer, nunca (risos)! Desde sempre me lembro associar Açores às Furnas (era o que lia e o que ouvia de quem já tinha ido até lá).

É uma localidade repleta de caldeiras vulcânicas em permanente atividade, mas a sua popularidade vai além das águas termais alaranjadas que brotam das caldeiras e dos gigantes fumos brancos e cinza das fervuras, vai mesmo até ao prato. Lá é cozinhado um dos principais e mais típicos pratos portugueses, o – cozido à portuguesa -.

A experiência

Num time off iniciado de manhã fui até às Furnas, parei na lagoa, localizada num vale extenso e rodeada de variada e rica vegetação. Uma paragem perfeita para ouvir a natureza e sentir ar puro. Ali ninguém se ‘atropela’, ali ninguém tem crises de stress… A paz e o silêncio que vivi naquela manhã, naquele lugar, deve ser igual (ou quase igual), todos os dias, durante todo o ano.

Junto da lagoa estava a área dos poços vulcânicos onde são colocadas as panelas com o cozido para cozinhar, cozer. Dei por lá uma volta, estava tudo arranjado e preparado para ser mostrado. A maioria dos poços estavam identificados com o nome de restaurantes locais, outros estavam reservados a habitantes. E com o nome do restaurante estava também o contacto telefónico, pois está claro. Aproximava-se a hora de almoço e no ‘programa’ já estava o cozido à portuguesa. Mas não sabia que podia, e muito menos fazia parte do roteiro, passar junto ao poço que teria o almoço. No entanto, isso aconteceu e correu bem, demasiado bem. O cozido estava tão saboroso que quando me lembrei de o fotografar já era tarde (risos). Grande almoço, grande cozido à portuguesa!

 

Deixe um comentário