E porque a paragem em miradouros continua a ser dos melhores time(s) off, decidi parar e conhecer mais um, o Miradouro da Portela de Gove. Localizado na freguesia de Gove, concelho de Baião, e bem junto da estrada nacional, a EN 108, ‘obriga’ quem passa a travar. Uma obrigação positiva. A mim, não foi só travar, foi mesmo parar!

O miradouro todo ele construído em granito, à excepção de um suporte/ grelha superior em madeira sobre o qual se enrolam trepadeiras, ocupa uma posição superior, ao qual se acede por dois ou três lanços de escadas. Apresentando-se numa espécie de ‘palco’. Tive que subir! Mas antes ainda fotografei o painel de azulejos azuis e brancos que pinta e identifica o miradouro. E que identificação. Um barco rabelo cheio de pipas a navegar no rio Douro.

Subo sozinha para o miradouro, o palco (risos), sem saber exatamente o que ía ver. A altitude era significativa, deve rondar os 500 metros. A vista é desafogada e privilegiada. A paisagem é única! Ao fundo, longe, muito longe, o rio Douro, centraliza o postal numa espécie de ‘bacia’, que ficou rapidamente mais próxima. Sim, gosto de usar o zoom (risos). É imaginar que se está quase lá. Vi as Caldas de Aregos, uma estância termal situada junto ao rio Douro e pertencente ao concelho vizinho de Resende. Vi a linha férrea que atravessa o rio e ainda vi o comboio a passar. Vantagens de se ampliar, vantagens de saber esperar…

 

Deixe um comentário