E foi mais um time off por um dos miradouros portugueses. Bem a norte litoral, fui até Viana do Castelo, e talvez ao monumento mais visitado e popular da cidade, ao seu ex libris e cartão de visita, o Santuário de Santa Luzia. Subi até lá em cima, e subi bem alto! Fui até ao zimbório do santuário. Queria desfrutar da vista daquele que é considerado pela conceituada magazine National Geographic um dos melhores panoramas do mundo. E mesmo sem ter percorrido o mundo, é-o de facto! Pelo menos do meu mundo (risos).

Da cidade até lá, foram cerca de 10 minutos de carro. Uma viagem rápida, segura e simples. Havia sinalização desde a cidade. Chego, e estaciono o carro em frente ao santuário, um estacionamento como gosto, à patrão (risos)! Estava um dia cheio de luz, um sol brilhante, e eu no alto da serra de Santa Luzia. Senti-me no sítio certo, à hora certa. Santuário de um lado, miradouro do outro, e que miradouro. Numa posição altamente privilegiada sobre a cidade, reúne Viana do Castelo, o estuário do Lima e o litoral atlântico numa mistura única e inigualável. Quase inacreditável.

O templo, monumento apresenta uma arquitectura pouco comum, uma planta em formato de cruz grega e um estilo maioritariamente eclético. Não entrei logo. Circulei-o, usufrui da magnífica vista de vários pontos e aventurei-me na subida ao zimbório. Sim, há elevador até bem mais de metade do percurso, mas a escadaria é uma autêntica aventura. Muuuuuuito estreita, e muito acentuada. Nunca subi assim nenhuma. Mas também nunca vi nenhum panorama daqueles. Circulei o zimbório em vários sentidos, fotografei a vista, e ainda fiquei lá alguns instantes. Instantes que depois agradeci, dentro do monumento, santuário. E foi assim que me despedi …

 

 

Deixe um comentário