E foi no único Museu do Triciclo do país que concretizei mais um time off. Localizado na vila de Mesão Frio, na Quinta de São José, é um espaço que reúne um espólio de cerca de 600 peças. De caráter privado, a coleção particular partilha com o público, com quem o visita, uma paixão de anos. Muitos anos!Já tinha conhecimento do espaço museu, mas não tinha expectativas. Não sabia exatamente o que iria encontrar. Mas diziam-me que o devia conhecer. E devia, se devia!

A visita

Cheguei ao museu e ainda sem iniciar a visita percebi que tinha dimensão, estrutura e organização. Senti que iria valer a pena. Lá dentro, uma sala gigante, a sala principal, onde estariam expostas cerca de 60 peças. Todas elas bem apresentadas e identificadas, estavam distribuídas por temas. Sim, ali também há história, histórias. Fala-se de triciclos! Da coleção, dos primeiros modelos, da evolução, das fábricas e do uso do veículo como meio de transporte. Vi triciclos originários de vários países da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos da América. E também vi (e li, risos) peças dos inícios do séc. XIX.

Enquanto fui circulando pelo museu e observando cada peça, fui também imaginando a vida que cada triciclo daqueles já teve. Vidas alegres, felizes e livres! Se eles falassem … E mesmo sendo muito diferentes uns dos outros, teria dificuldade em escolher o mais bonito, o mais especial. Tudo bem, não estava lá para isso (risos), mas de facto é um desafio selecionar para quem vê todas aquelas peças. Gostei muito. Uma coleção interessante e surpreendente. É uma visita que nos remonta à infância. Senti isso. E a vontade que tive de pegar num daqueles triciclos e andar? Bem, talvez numa próxima …

Deixe um comentário