Fiz um time off no Palácio Nacional da Pena, mas não devia ter sido só – um -. Visitar aquele monumento como deve ser, exigiria várias visitas. Monumento Nacional e uma das Sete Maravilhas de Portugal é também uma das principais expressões do romantismo arquitetónico no mundo. Mundo! Localizado na vila de Sintra, é o palácio monumento mais visitado em Portugal.

É que visitar o palácio é também visitar o parque. E querer sair do parque? Eu não queria, não quis. É a verdadeira, a pura serra de Sintra. Mas melhor, arranjado e próprio para ‘explorar’. É um bosque ajardinado. Entrei através do Vale dos Lagos. Entrada à grande, como gosto (risos). Vários lagos ‘ligados’ entre si de forma natural, mas muito especial. Um conto de fadas. Numa caminhada lenta e a desfrutar de alguns dos espaços do parque lá cheguei ao palácio, aos pátios.

Cheguei e fotografei. Cada entrada, cada muralha, cada porta, cada canto uma razão para parar, para fotografar. Aqueles rochedos gigantes que suportam quase todo o palácio, aquelas cores vivas a contrastar e a ajustar-se na perfeição, aquela mistura de betão, pedra e muito e variado azulejo. Vi arte em tudo. Muitos estilos. E, sim, a minha veia romântica ajudou. Mas não estava sozinha. Havia lá muitos como eu. Turistas, fotógrafos. Lá dentro, muitos espaços. Muitas salas. Um circuito bem definido. Gostei do claustro, da copa e sala de jantar, da cozinha real e do terraço da rainha. Mais que o terraço, foi a vista. Que privilégio! Só mesmo uma rainha (risos). Depois foi continuar a explorar, a desfrutar cá fora. Nos pátios, no parque. Uma visita saudável e fresca que reuniu história, cultura e natureza. Como tanto gosto!

 

Deixe um comentário