A viajar na zona raiana da Beira Interior, no concelho de Almeida, encontrei a aldeia e freguesia de Castelo Bom. Não estava nos planos parar por lá, nem sabia sequer que poderia ser uma localidade a visitar, a explorar. Mas há alturas em que as melhores paragens, os melhores time(s) off são mesmo os inesperados. Este foi um deles. Que boa surpresa!

Estava um dia lindo de verão, tinha já feito alguns quilómetros, muitos, a sinalização na estrada convidava a parar e conhecer Castelo Bom. Fi-lo. Estacionei o carro, e caminhei pela aldeia como uma verdadeira turista. Aldeia que terá sido vila e sede de concelho durante mais de quinhentos anos. Do castelo medieval subsistem algumas muralhas (poucas, e em ruínas), a Porta da Vila (por onde iniciei a visita), a pedra de armas com o antigo brasão, a cisterna, … e mais alguns elementos dispersos. Vi-os enquanto caminhei pelas ruas, e enquanto fotografava alguns dos solares, casas senhoriais e outras habitações que adicionam vida e valor a uma localidade ‘aparentemente’ parada no tempo.

Cruzei-me com alguns locais – gentes felizes -, parei e conversei com eles, como faço quase sempre. Depois, despedi-me a imaginar viver ali, ali em – Castelo Bom -. Uma tranquila e bela localidade com história, cultura e onde vivem menos de 200 pessoas …

 

Deixe um comentário