E os time(s) off rurais continuam. No concelho de Cabeceiras de Basto, freguesia de São Nicolau, visitei Busteliberne. Uma verdadeira e típica aldeia serrana. Inserida em plena serra da Cabreira, fui até lá!

A viagem, da vila até à aldeia, demorou cerca de 30 minutos. Grande parte do percurso foi feito por estradas estreitas, em plena serra. Uma viagem ‘privada’! Não me cruzei com um veículo. A povoação terá crescido a partir de um conjunto de tradicionais abrigos de pastores. Sim, ali a pastorícia foi, e ainda é, a atividade que ‘alimenta’ aquelas gentes. Hoje, vivem ali (permanentes) pouco mais de uma dúzia de pessoas. Encontrei duas. Parei, falei com elas, enquanto circulava a pé pelas ruas inclinadas. A aldeia está assente numa encosta acentuada, o que lhe permite uma vista privilegiada sobre o que a rodeia. Lameiros bem verdes. Muitos! E serra. Serras. Casas agrícolas, cortes para o gado, e sinais que a aldeia vai continuar… Casas renovadas, arranjadas. Há lavadouros, há tanques, há espigueiros e há uma ruralidade pura. E gado ‘dourado’ a pintalar os pastos.

Busteliberne é uma aldeia do norte de Portugal que reúne vários mundos, – o rural, o natural e o animal -, num só. Um pequeno, grande mundo!

Deixe um comentário