1. Rota da Filigrana

A visita iniciou no único centro de formação profissional do país focado exclusivamente na indústria da ourivesaria, joalharia e relojoaria, o CINDOR. Uma introdução e um enquadramento teórico, e depois a prática! Sim, também fiz a minha peça, peças. Depois, e para conhecer de perto o processo de produção de Filigrana, fui, fomos ao ‘terreno’. Uma visita a uma oficina parceira da Rota da Filigrana. Uma oficina de pequena escala em que a produção é artesanal. Lá, o processo produtivo em cada canto, em cada detalhe. Desenhos vários, máquinas para fundição, máquinas para serragem da chapa, máquinas para soldar, e muitas outras máquinas, peças e objetos. No centro, os artistas, os artesãos!

mais em ROTA DA FILIGRANA, UMA ROTA DE OURO!  

2. Museu Mineiro

São Pedro da Cova é uma vila portuguesa do concelho de Gondomar com uma história fortíssima no âmbito da exploração mineira. O carvão! O encerramento da Companhia das Minas de Carvão, há quase 5 décadas, foi o fim da atividade. No entanto, não foi o fim do património geológico e mineiro da freguesia. Houve, e há esforços em continuar a partilhar e dar a conhecer os antepassados desta atividade. E o Museu Mineiro, Casa da Malta, é um exemplo disso. O antigo, e o último espaço onde ficavam alojados muitos dos mineiros deslocados (Casa da Malta), foi transformado para contar a história. Fui até lá!

mais em MUSEU MINEIRO, O PASSADO DE SÃO PEDRO DA COVA

3. Praias Fluviais

Conta com dezenas e dezenas de praias fluviais ao longo das margens do Douro. Muitas e diversas. Espaços de lazer e zonas balneares, e quase sempre as melhores e mais procuradas alternativas à praia. Procuradas principalmente nos meses mais quentes, não deixam de ter os seus encantos nos meses mais frios.

Fui conhecer algumas, e deixei-me render a 3 paraísos, – Zebreiros, Lomba, e Melres – . Um time off no concelho de Gondomar a percorrer as margens do Douro. Uma viagem paisagística de mais de 35 km. Encantadores km!

mais em 3 PRAIAS FLUVIAIS NO DOURO QUE VAI QUERER CONHECER NO INVERNO

4. Areja

Areja é uma das aldeias preservadas do ‘nosso Portugal’. Do nosso norte! Localizada no município de Gondomar, pertence à freguesia de Lomba. Relativamente próxima do mundo urbano, mantém ainda a calma, a tranquilidade e a simplicidade daquilo que é a vida da aldeia. Fui até lá, num time off destinado à paisagem natural, e à vida rural. Expectativas elevadas para a viagem.

Uma viagem encantadora. Muitas paragens. Muitas fotografias. Muita paisagem, e uma vontade gigante de prolongar a estadia. Areja, simples, e uma pequena grande maravilha de rara beleza!

mais em AREJA – A ALDEIA DE RARA BELEZA!

Deixe um comentário