O concelho de Vila Nova de Paiva é um convite bonito ao envolvimento com a natureza e a vida rural. Dispõe de vários destinos, vários motivos, para parar e contemplar o ‘nosso Portugal’ mais natural e típico. E eu gosto tanto!

Fui até Fráguas, a aldeia que foi vila e sede de concelho entre 1514 e 1895. Banhada pelo Rio Paiva, tem nele, através da Praia Fluvial de Fráguas, um dos principais pontos de interesse turístico. É uma das mais frequentadas praias fluviais da região. E é ali, que há uns anos a esta parte, se tem realizado o – festival da truta -. Um evento anual realizado pelo município em parceria com entidades locais para: i) a manutenção do equilíbrio faunístico; ii) permitir o desenvolvimento da espécie; e iii) sensibilizar para a preservação dos rios e das suas espécies autóctones.

Foi lá que andei, depois de ver a povoação concentrada num bonito casario histórico, na margem direita ao rio. Num Bonito postal. Do lado esquerdo, quase confina a serra, e portanto um enquadramento singular, que a meio, se fazia apresentar por um espelho de água a verde intenso. Denso. Uma espécie de musgo (ervas aquáticas daninhas) cobria parte do rio, até uma das pontes. As margens, atravessadas por duas pontes, remetem a um cenário de filme. Principalmente pela ponte de pedras, e foi essa que escolhi. Acompanharam-me três cães que brincavam livremente e alegremente no parque. Vida de cão!

O parque bem arborizado, possui mesas e bancos em pedra, e toda uma atmosfera aprazível e calma, constituindo, um magnifico local de lazer e bem-estar. Vão conhecer!

 

Deixe um comentário