1. Castelo de Lanhoso – o refúgio encantador!

Construído num dos períodos mais conturbados da História de Portugal, a Reconquista Cristã, subsistiu ao passar dos séculos como um admirável exemplar da arquitetura militar medieval. Implantado sobre o maior monólito granítico da Península Ibérica é uma das principais referências culturais e patrimoniais do concelho. Fui até lá!

mais em Castelo de Lanhoso – o refúgio encantador!

2. A filigrana em Póvoa de Lanhoso – artes e ofícios de Portugal!

Depois, foi altura de ir ao terreno, à oficina, ao atelier – Oficina do Ouro -. Fui até à freguesia de Sobradelo da Goma, que juntamente com Travassos, são as que mais trabalham a filigrana. No atelier, são produzidos alfinetes, brincos, colares, pendentes, pulseiras, trancelins, botões, e outras peças de joalharia tradicional portuguesa. Gosto tanto. Estavam lá. Vi-as, como vi os processos, a cores e ao vivo. Que trabalho incrível, brilhante. Um trabalho de Ouro!

mais em A filigrana em Póvoa de Lanhoso – artes e ofícios de Portugal!

3. Miradouro de São Mamede – dos mais belos de toda a região minhota

Já lá em cima, penedos, ainda maiores, servem de miradouro. Sentei-me lá. Uma vista incrível, quase infinita. E uma paisagem riquíssima: i) vários rios – Minho, Cávado, Ave e Lima -; ii) várias serras – Gerês, Cabreira, Peneda e Marão -; e iii) vários monumentos e sítios de interesse histórico e artístico – a românica igreja de Fontarcada, os mosteiros de Tibães, de Rendufe e Bouro, o Castelo de Lanhoso, a Torre dos Machados, os Santuários do Sameiro, da Senhora do Pilar e de Porto de Ave. É ir até lá e tentar identificá-los.

mais em Miradouro de São Mamede – dos mais belos de toda a região minhota

4. Praia Fluvial de Verim – o melhor da mãe Natureza!

Chegar lá é chegar a um ‘outro mundo’, é ligar o – on – ao natural, ao simples, ao leve, e talvez ao melhor da vida. Cores e sons autênticos. Um postal sem filtros, um ambiente ‘verdadeiro’ e uma vontade gigante de andar por lá. Ali, o tempo passa mais devagar. Nas margens do rio Cávado, chegou a ser, no passado, procurada pelas suas águas com propriedades curativas. Há registos que apontam a sua frequência, principalmente de pessoas seniores, para curarem doenças de pele e reumatismo.

mais em Praia Fluvial de Verim – o melhor da mãe Natureza!

Deixe um comentário