1. Almeida

Chego à vila medieval com origens na pré-história e parto à sua descoberta a circular a pé (como faço quase sempre). Comecei por explorar as muralhas da Praça Forte, um dos maiores exponentes da arquitetura militar do país, e também das principais atrações turísticas da Aldeia Histórica. De lá, uma vista desafogada sobre a região, em várias perspectivas. A fortificação, o seu perímetro, são gigantes! Do castelo, no mais alto ponto da vila, restam só ruínas. Ruínas visitáveis. Mesmo ao lado, a Torre do Relógio a erguer-se elegantemente para o céu, para Almeida! Ruas e ruelas, mais largas mais estreitas. Muitas. Casas típicas e arranjadas onde apetece viver. Andei por lá.

mais em ALMEIDA – ALDEIA HISTÓRICA

2. Castelo Mendo

Castelo Mendo é um aglomerado concentrado, num planalto superior, uma planta ovalada irregular. Foi assim que a vi, quando cheguei, ainda em estrada, a poucos metros de parar o carro. Cores terra, o som da natureza, e uma estrada a acabar ali. Ali, em Castelo Mendo, uma aldeia onde habitam pouco mais que 50 habitantes. Sortudos! Estaciono no largo, fora da fortificação, e parto à descoberta. Entro pelo portão de armas do castelo, Monumento Nacional. A principal e melhor entrada. Lá dentro, dois núcleos distintos. A cidadela, e a cerca da vila. Caminhei e circulei pelos dois. A cidadela bem marcada pelos anos, apresenta essencialmente troços de muralhas e ruínas. A cerca é a Vida!

mais em CASTELO MENDO – ALDEIA HISTÓRICA

3. Castelo Bom

Estacionei o carro, e caminhei pela aldeia como uma verdadeira turista. Aldeia que terá sido vila e sede de concelho durante mais de quinhentos anos. Do castelo medieval subsistem algumas muralhas (poucas, e em ruínas), a Porta da Vila (por onde iniciei a visita), a pedra de armas com o antigo brasão, a cisterna, … e mais alguns elementos dispersos. Vi-os enquanto caminhei pelas ruas, e enquanto fotografava alguns dos solares, casas senhoriais e outras habitações que adicionam vida e valor a uma localidade ‘aparentemente’ parada no tempo.

mais em CASTELO BOM – UMA BOA SURPRESA!

Deixe um comentário