É em plena zona histórica da simpática vila do Nordeste Transmontano, Mogadouro, que se apresenta o Castelo, o Monumento Nacional. Em time off pela vila, fui até lá. São as ruas e casas mais típicas, são as ruas mais históricas, e são muitos detalhes de um passado histórico. Foi um percurso ‘fácil’ e maravilhoso chegar à fortificação.

A construção inicial do castelo, deverá datar dos finais do séc. XI, e é na segunda metade do séc. XII que é doado por D. Afonso Henriques aos Templários. Responsáveis pelas reformas na sua composição e arquitetura. Em particular, com a construção da Torre de Menagem. Séculos mais tarde, são introduzidos elementos góticos para adaptação ao sistema de defesa ativa. No séc. XV a família Távora transforma o castelo na sua residência palaciana até 1759. Data em que os seus bens são confiscados a favor da coroa. Tornando-se residência dos Juízes de Fora até 1834, altura em que começa a entrar em estado de abandono/ ruína.

Está muito bem posicionado. É o ponto mais alto da vila. Chegar lá, é querer subir lá em cima, à torre de menagem. Foi o que fiz! Uma vista espetacular sobre Mogadouro e as suas terras, as terras vizinhas. Mas também sobre a região, e outros castelos. A linha de fronteira raiana contra o reino vizinho construíu fortificações estrategicamente posicionadas para manter contacto com os castelos vizinhos – Penas Roias, Algoso e Outeiro -. É toda uma vista para registar na memória, e para fotografar…

Deixe um comentário