São João da Madeira foi, e ainda é, a indústria do calçado em Portugal. E foi nesse sentido, que abriu portas, em novembro 2016, o Museu do Calçado. Uma iniciativa inovadora no panorama museológico nacional. Todo um espaço de aprendizagem, criatividade e experimentação que ganhou vida no antigo edifício da empresa OLIVA. Fui até lá, em mais um time off museus do ‘nosso’ Portugal.

Visita

Visitar o Museu do Calçado é aprofundar o conhecimento sobre a identidade e cultura sanjoanenses. É sobretudo viajar na história da indústria e do design do calçado. Responsável por um impacto económico e social, gigante, nas suas terras e nas suas gentes, durante décadas. É um museu em contacto com a população local e com os seus públicos. Alimenta-se de colaborações que envolvem o universo humano do setor. Partilha histórias de vidas dedicadas aos sapatos e sapatos que marcaram vidas.

Assim, a exposição permanente, leva o visitante numa viagem: i) ao fabrico tradicional e à produção industrial; ii) ao túnel do tempo, com a evolução dos sapatos desde a pré-história até ao final do século XX; iii) aos sapatos produzidos pelos principais designers de todo o mundo e a muitas histórias de sapatos notáveis; e iv) à produção artística contemporânea, com diversas obras de artistas nacionais e internacionais que tiveram como inspiração o sapato. É andar lá, pé ante pé, e conhecer este mundo incrível, e bonito.

A exposição temporária – (IM)POSSIBILIDADES FANTÁSTICAS – , de COSTA MAGARAKIS dá as boas-vindas a quem chega. Visitável até 3 de maio, coloca o sapato como símbolo de movimento, de viagem, de lugar distante, de descoberta, … Um conjunto de peças grotescas preenchidas de cor, significado e histórias. Vale a pena ver.

Agora, é estar atenta às próximas exposições, e é voltar!

Deixe um comentário