Foi em janeiro de 2012 que o município de São João da Madeira lançou o Turismo Industrial. Um projeto constituído por vários circuitos turísticos com o objetivo de conjugar a preservação do legado arqueológico industrial com a promoção das indústrias, tradicionais e novas, através da visitação de diferentes unidades fabris. Uma iniciativa que tem vindo a crescer e a atrair cada vez mais, mais visitantes. Fui um deles, num time off  industrial.

Comecei na Torre da Oliva, um dos mais emblemáticos e históricos edifícios da cidade. Lá funcionou a antiga e popular fábrica OLIVA. Hoje, é o Welcome Center para quem procura saber e explorar o turismo na região. Foi de lá, que em visita guiada, seguimos para o circuito do calçado e visitamos um dos novos parceiros do projeto, a Project ID. Depois, e imperdível é também o Centro de Arte Oliva. Um espaço gigante de exposições onde é recomendável, e necessário, tempo. O dia terminou com a visita à Viarco. A única fábrica de lápis em Portugal.

No entanto, a oferta no âmbito do Turismo Industrial, estende-se a muitos outros parceiros, a outros setores de atividade, a outras entidades, a visitas a museus, a outros espaços que pode, e deve, conhecer. Serão sempre bem-vindos!

Project ID

É uma empresa que aposta em soluções inovadoras no setor do calçado. A criatividade é um dos aspetos chaves no seu trabalho. Disponibiliza desde a criação física de protótipos até à fase de produção e finalização do produto.

Lá dentro, apresenta um espaço expositivo que retrata a indústria do calçado. Um espólio de protótipos e máquinas, e todo um cenário de oficina a laborar. Circulamos e vimos o processo, passo-a-passo. Sentimos, e registamos, o ambiente fabril em tempo real. Incrível. E é isso, que todos os visitantes/ turistas vão poder fazer quando escolherem este novo parceiro.

Centro de Arte Oliva

Criado em 2013, no âmbito do projeto de reconversão de um dos edifícios industriais da cidade, a fábrica e fundição da Oliva, o espaço é um centro de exposições de arte e de gestão de coleções muito bem pensado. Espetacular. Expectativas elevadas para o que vai encontrar! É a única instituição artística no país dedicada à arte contemporânea e à arte bruta/outsider. Com uma área de exposição de cerca de dois mil e quinhentos metros quadrados, divide o espaço para:  i) exposições permanentes – a coleção de Norlinda e José Lima – um dos maiores acervos privados de arte contemporânea em Portugal e a coleção Treger/Saint Silvestre – um dos mais importantes acervos de artes marginais como Arte Bruta/Outsider e Arte Singular da Europa; e ii) exposições temporárias – Lusofolia: A Beleza Insensata (até 15 março), R2/ Fabrico Suspenso: Itinerários de trabalho (até 15 março), e Trabalho Capital # Ensaio Sobre Gestos e Fragmentos (até 8 março).

Viarco

A história da fábrica é antiga, e tem origem em Vila do Conde, em 1907. Na época, a “Portugália – Fábrica Portuguesa de Lápis”. Anos mais tarde, Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria, adquire a empresa e regista a marca que se tornaria emblemática para o país, a – Viarco. Mudando a mesma para São João da Madeira, em 1936. Onde, até hoje labora, e onde fomos. Lá dentro, para ver uma vasta gama de lápis técnicos e de uso comum, bem como, todo o processo da sua criação. Uma viagem incrível a um fabrico baseado ainda em muito do passado, em técnicas tradicionais, em muita mão humana pelo meio, e num ambiente fabril que ”não quis” acompanhar os novos tempos. E bem!

fonte: Turismo Industrial de S. João da Madeira
fonte: Turismo Industrial de S. João da Madeira
fonte: Turismo Industrial de S. João da Madeira

Deixe um comentário