1. Alcochete, salinas do Samouco

Andei por lá, nas salinas, e nos percursos pedestres que compõem todo o espaço. Gigante. Um passeio preenchido de agradáveis e expectáveis surpresas. A biodiversidade, rica, permite-nos a cada instante poder observar várias espécies. Destaque para os jovens e elegantes flamingos. Vi-os, ao longe, no seu habitat natural. Elegantes, bonitos. Vi-os e fotografei-os, como fiz em grande parte do passeio. Tudo é motivo para registar … Visite!

mais em SALINAS DO SAMOUCO – A NATUREZA NO SEU ESTADO PURO E SELVAGEM!

2. Moita, viagem no varino

Ancoramos no estaleiro naval de Sarilhos Pequenos para conhecer o seu legado patrimonial. É o único estaleiro onde ainda se constroem e reparam embarcações tradicionais do estuário do Tejo. Almocei, almoçamos, caldeirada à fragateiro. Saborosa! Depois, depois seguimos viagem, por terra, até à  N. Sra. do Rosário. Lá, visitámos o pátio típico, a capela manuelina, a praia fluvial e desfrutamos da vista panorâmica.

mais em MOITA, PATRIMÓNIO DO TEJO – QUE BOA E ALEGRE VIAGEM NO VARINO!

3. Lisboa, feira da ladra

Chego, e uma quantidade infinita de expositores, bastante improvisados, enchiam a rua, ruas. E os olhos! Muitos resumiam-se simplesmente ao chão. Velharias, peças muito antigas e variadas! Vestuário, calçado, peças de decoração, mobiliário, peças automóveis, discos de vinil, louça, … Uma verdadeira ‘mixórdia’ de material e cores. Peças em segunda, terceira e quarta mão espalhadas por ali fora. Mas é isso que se vai procurar, e que se espera. Viajei ao passado, à infância, à casa dos avós. Memórias boas!

mais em FEIRA DA LADRA – NÃO, NÃO FUI REGATEAR!

4. Lousada, Centro de Interpretação do Românico

É necessário perceber e interpretar cada um dos monumentos, cada um dos testemunhos de pedra de uma identidade construída dos séculos XII ao XIV. São diferentes tipologias, são construções com diferentes fins. Uma arquitetura versátil que predominou durante mais de duzentos anos. E viajar até lá, ao CIR, na vila de Lousada, foi precisamente ouvir, ver e ‘ler’ de perto todo este estilo, esta identidade fundada na história. Um espaço expositivo de grandes dimensões, à minha espera. Como gosto! De arquitetura contemporânea fez questão de incorporar vários elementos e princípios do românico. Estão lá muitos.

mais em CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO ROMÂNICO – O 59º MONUMENTO!

Deixe um comentário